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Análise de Pareto - Curva ABC - Regra do 80/20 | Power BI


Se você é estudante ou já ocupa alguma posição na área de gestão da sua empresa, provavelmente já ouviu falar da Análise de Pareto.


A Análise de Pareto, que também é conhecida como Curva ABC ou também Regra do 80/20, é o resultado de um estudo realizado por Joseph Moses Juran onde ele identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores.


Nas empresas, essa análise pode ser usada para priorização da alocação dos recursos disponíveis - por exemplo, saber quais itens tem um giro elevado na empresa, por esse motivo não podem estar em falta no estoque.


Antes de fazermos esse relatório no Power BI, precisamos entender um pouco da metodologia por trás da Curva ABC:


* São classificados como 'Classe A' os itens de maior relevância. Aqui teremos 20% do total de itens.


* São classificados como 'Classe B' os itens de relevância intermediaria. Teremos 30% dos itens aqui.


* São classificados como 'Classe C' os itens de menor importância. Logo, teremos os 50% de itens restantes aqui.


Agora, vamos ao Power BI para criarmos esse relatório. Se você quiser usar a mesma base de dados que eu estou usando, ela está disponível aqui: Base de Dados Parrot Technology.


Vamos criar uma Análise Pareto para vermos quais as categorias de produtos que mais foram vendidos. Então a primeira coisa a fazer é classificar as categorias que serão analisados do maior valor de vendas para o menor valor.


Primeiramente, precisamos criar a medida 'Soma Vendas'. Ela irá somar tudo que foi vendido.

Soma Vendas = Sum(fVendas[Total])

Para fazer essa classificação, vamos usar a função RANKX. Crie uma nova medida chamada 'Ranking Categorias'

Ranking Categorias = 
RANKX(
    ALLSELECTED(dCategoriaProduto);[Soma Vendas]
  )
          

Nossa medida irá ranquear todas as categorias de produtos a partir do total obtido na medida Soma Vendas. Usamos a função ALLSELECTED para que filtros externos sejam levados em consideração. Para ver nossa medida funcionando, insira um Segmentador de Dados com o campo Desc. País e também um visual de tabela para visualizar essa classificação. Use o campo de Desc.

Categoria, a medida Soma Vendas e também a medida Ranking Categorias.

O resultado será esse:





Agora iremos calcular a soma acumulada das categorias, ou seja, na linha 1 teremos o valor vendido da categoria 1. Na linha 2, teremos o valor vendido da categoria 1 somado com o valor vendido da categoria 2 e assim até finalizar as categorias. Para isso, vamos usar a função CALCULATE e também a função TOPN.


Crie uma nova medida chamada 'Soma Acumulada'.

Soma Acumulada =

CALCULATE([Soma Vendas];

   TOPN([Ranking Categorias];

       ALL(dCategoriaProduto);[Soma Vendas];DESC

   )

)







Para finalizarmos nossas medidas e criarmos nosso visual com a Análise de Pareto, precisamos ir acumulando percentualmente quanto das vendas já foi analisado. Para isso, vamos criar outra medida chamada 'Percentual Acumulado'.


Percentual Acumulado = 
     [Soma Acumulada]/CALCULATE(
                                 [Soma Vendas];ALL(dCategoriaProduto)
                          )

Nossa medida resultará em um número decimal, mas basta ajustar para exibir o percentual no Menu Modelagem. O resultado que você terá é:



Agora que todas as medidas de análise estão prontas, vamos (enfim) montar nosso gráfico de Pareto. Para isso, insira um gráfico de Colunas Agrupadas e Linha. Em 'Eixo Compartilhado' arraste o campo de 'Desc. Categoria'. Em 'Valores da Coluna', vamos inserir nossa medida 'Soma Vendas'. E, por último, em 'Valores de Linha', vamos inserir nossa medida 'Percentual Acumulado'.


O resultado do nosso visual será esse:





Usando a classificação 'ABC', teremos que as categorias Computador e Notebook serão classificados como A, as categorias Monitor, Softwares e Webcam serão classificados como B, por fim, Som e Acessórios, Mouse, Teclado e Cabos e Acessórios serão classificados como C.





Texto escrito por :

Emanuel Neves


Técnico em Suporte de Sistemas

SYSLINK SISTEMAS




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